Climas do Brasil

O Brasil é o 5º maior país do mundo, seu território abrange a maior parte da América do Sul e por isso apresenta climas diferentes em cada região.O tipo de clima é definido por algumas características como por exemplo, a proximidade com a linha do Equador (quanto mais próximo à esse trópico mais calor), umidade, pressão atmosférica e a altitude.

Todas essas características formam os 6 tipos de climas encontrados no Brasil.

Clima Equatorial:

É conhecido pelas altas temperaturas associadas à grande umidade do ar, normalmente as temperaturas giram em torno de 24ºC a 26ºC e mesmo no inverno não chegam a menos de 18ºC.

O clima Equatorial abrange os estados, Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e parte do Pará, do Maranhão, do Mato Grosso e de Roraima.

Clima Tropical:

O clima tropical tem temperaturas bem elevadas, com média sempre acima de 20ºC mas, aqui existe uma separação de duas estações, o inverno é seco e quente e o verão é quente e úmido.

O clima tropical engloba grande parte da região central do país, parte do nordeste e do sudeste.

Clima Tropical de Altitude:

Apresenta temperaturas de 18ºC a 22ºC com variações de até 9ºC, as características do clima são muito parecidas com o clima tropical, a diferença está nas temperaturas um pouco mais baixas por conta da altitude.

Esse tipo de clima abrange Serra do mar e Serra da Mantiqueira, Norte de São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais.

Clima Tropical Atlântico:

As temperaturas do clima tropical Atlântico são normalmente entre 18ºC e 26ºC e com grande amplitude térmica devido a grande faixa que engloba.

Esse clima engloba parte do Rio Grande do Norte e vai até o sul do Rio Grande do Sul, quanto mais longe da linha do Equador maior a amplitude térmica.

Clima Sub- tropical:

É caracterizado pelas baixas temperaturas, normalmente abaixo de 18ºC, pelas geadas presentes no inverso e pela alta concentração de chuva.

Nessas regiões o verão é mais ameno mas, o inverno é rigoroso e com muita chuva e umidade.

É predominante na região do Trópico de Capricórnio, exceto o norte do Paraná.

Clima Semi árido:

A principal característica do Semi árido é a falta de chuva e por isso a seca extrema. Aqui são encontradas altas temperaturas ( em torno de 28ºC) e chuvas irregulares.

Em situação normal ocorrem chuvas que são suficiente para atender a população, mas acontece em alguns anos dessa chuva não cair no tempo certo e tornar o período da seca ainda maior..