Divisão de Fração – Dicas de matemática para facilitar o aprendizado de frações

Para realizar a divisão de fração é necessário realizar a simplificação de duas ou mais frações para obter um resultado que representa as partes de um número inteiro.

A princípio a divisão de fração pode parecer bastante complicada, mas ela fica mais fácil se você souber realizar multiplicação de fração, pois basta saber a regra básica para não ter problemas em resolver esse tipo de divisão.

Como fazer divisão de frações?

Para dividir frações é preciso manter a primeira fração e multiplicar pelo inverso da outra.

Veja um exemplo para entender com funciona esse processo:

Dividir 3/5 : 7/3

Para resolver esse problema copiamos a primeira fração e multiplicamos pelo inverso da segunda. Multiplicando os números de cima e de baixo. Simplificando, se possível, para encontrar uma fração irredutível, ou seja, uma fração que não pode ser simplificada.

Essa regra também vale para quando se têm mais de duas frações, basta apenas manter a primeira fração e após invertermos as outras, trocando os numeradores pelos denominadores.

Para finalizar por fim fazer a multiplicação dos numeradores e denominadores das frações.

Veja um exemplo para entender com funciona esse processo:

Divisão de fração por um número natural

Nos casos em que é necessário dividir uma fração por um número natural, basta apenas colocar o número 1 como denominador do número natural, e resolver o problema normalmente.