Imigrantes no brasil

Vamos conhecer um pouco da história dos imigrantes no Brasil

imigrantes no brasil

A imigração no Brasil é datada de um pouco depois que o território brasileiro foi avistado pelos navegadores portugueses. Essa história começou em 1530, quando um sistema de organização civil para ocupação da nova terra recém-descoberta começou a ser explorado pelos portugueses.

E no ano de 1549, o governo-geral atraiu então os imigrantes portugueses para onde hoje é o estado da Bahia.

A partir dessa data, a imigração para o Brasil começou a ser mais frequente e constante, fazendo com que o movimento dos portugueses ao solo brasileiro começasse a se intensificar e movimentar a economia da época, que tinha seu curso através das descobertas de minérios e ouro, assim como diamantes.

Esses minérios estavam situados em Minas Gerais, e foi um dos principais fatores que atraíram os navegadores ao Brasil.

A miscigenação dos Índios nativos

Grande parte dos colonizadores que vinham ao país estabeleceram contatos com a população indígena, que vivia em nomadismo. Embora os portugueses possuem conhecimentos tecnológicos considerados mais avançados, eles acabaram tendo que aceitar os diversos valores das tradições indígenas para que se adaptassem a esse meio.

Isso explica porque ainda hoje esses valores são preservados, até mesmo linguística e culturalmente.

Imigrantes africanos

Assim, conhecido como o terceiro grupo de importância na formação da população brasileira: os negros que eram trazidos da África para serem escravizados no Brasil. Estima-se que cerca de 4 milhões de negros foram trazidos nos navios negreiros entre os séculos XVI e XIX. Desta forma, os negros africanos também contribuíram para a mestiçagem étnica do brasileiro.

Além disso, toda cultura, tradição e religião dos negros africanos foi ganhando grande força no solo do Brasil, além de sua gastronomia e vestimentas.

Judeus, franceses e espanhóis

Entre as datas de 1580 e 1640, houve a chegada dos espanhóis, judeus (que eram originários principalmente da península ibérica), franceses, holandeses e ingleses. Entre eles, estavam missionários, cientistas, navegantes, piratas italianos, alemães, e ingleses.

A imigração a partir do século XIX

A partir da data de 1808, quase nas vésperas da independência do Brasil, instalou-se um fluxo de povos que vinham da Europa. A maioria deles se alojou na colônia de Nova Friburgo, a antiga província do Rio de Janeiro em 1818.

No ano de 1824, diversos imigrantes da Alemanha e Suíça na província de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Principais grupos de imigrantes do Brasil

Os grupos mais conhecidos de imigrantes que chegaram ao território nacional são os italianos, portugueses, espanhóis, japoneses, e alemães, representando mais de 80% do local.

A imigração italiana

Os italianos chegaram no Brasil pisando pela primeira vez no Rio Grande do Sul, onde trouxeram a cultura do cultivo da uva e produção de vinho para o país, além dos queijos tradicionais da Itália.

Os japoneses chegam ao Brasil

Já os japoneses pisaram pela primeira vez no Brasil na cidade de Santos, litoral paulista. Essa chegada está datada em 18 de junho de 1908, sendo que o primeiro japonês a pisar no solo brasileiro foi Kasato Maru. Hoje somos uma grande nação com diversas etnias, culturas, tradições, religiões e costumes. Os imigrantes no Brasil fizeram com que fôssemos uma grande nação!