Significado de Ideologia – O que é? Conceito e Definição

Ideologia é um pensamento composto por um conjunto de ideias ou princípios adotados por um único indivíduo ou por um grupo de pessoa. Uma ideologia pode ser aplicada nos mais diversos campos da atividade humana, como política, religião, cultura, economia, entre outros campos.

Etimologia da palavra

A palavra ideologia foi criada no final do século XVIII pelo filosofo francês Destutt de Tracy. Para formar o termo idéologie (ideologia em francês) Destutt usou duas palavras do grego antigo.

• Ideia: que significa ‘’aparência’’, mas que também pode ser traduzida como “protótipo ideal”.
• Logos: que significa estudo.

Exemplos de ideologia

Durantes a história da humanidade diversas ideologias foram criadas, veja abaixo os principais pensamentos que surgiram ao longo dos séculos.

Ideologia democrática

A ideologia democrática defende que todos os cidadãos devem participar nos processos políticos da sociedade. Surgiu em Atena, no tempo da Grécia Antiga.

Ideologia nacionalista

A ideologia nacionalista defende a valorização da culta\ura e de todas as características de uma nação. O pensamento surgiu após a Revolução Francesa.

Ideologia conservadora

A ideologia conservadora defende a manutenção dos valores morais e sociais da sociedade. Essa ideologia surgiu como uma reação ao movimento Iluminista (século XVI).

Ideologia fascista

A ideologia fascista é uma ideologia ultranacionalista, que se caracteriza pelo autoritarismo, militarismo e expansionismo. Foi implantada na Itália e na Alemanha na época do Nazismo.

Ideologia comunista

A ideologia comunista defende um sistema de igualdade na sociedade por meio da extinção da sociedade privada, entre outros conceitos. Surgiu no século XIX na Europa.